domingo, 8 de novembro de 2009

Pós-New no Correio Brazilienze


O jornalista Carlos Marcelo nos deixou até sem graça.
Adoramos a matéria. Confira no link abaixo:
Segue também o texto da matéria:



Tempos de som e luz


Dupla de fotógrafos brasilienses planeja livro e exposição com preciosidades da cena artística local dos anos 1980




Carlos Marcelo




Havia um tempo em que se vivia na cidade um sentimento quase infantil: o de descoberta das possibilidades da imagem fotográfica com registros da cena musical e artística de Brasília. Foi nesse tempo, nos cada vez mais longínquos anos 1980, que surgiu a agência Pós-New(1), fundada pelos fotógrafos Nicolau El-Moor e Ricardo “Bolinha” Junqueira. Legião Urbana, Plebe Rude, Cinco Generais, Arte no Escuro, Peter Perfeito… famosas ou não, nove entre 10 bandas brasilienses passaram pelas lentes da dupla. Mais: El-Moor e Junqueira fizeram campanhas publicitárias, transformaram os amigos em modelos, utilizaram as ruas como estúdio. Experimentaram muito e se divertiram na mesma proporção. 



Essa história de som e luz ficou impressa em milhares de negativos, que, após quase 20 anos de gaveta por conta da diversificação das atividades profissionais da dupla, começam a sair do limbo. “Sinceramente, acho que temos um tesouro em nossos arquivos”, acredita Nicolau El-Moor. “Estamos descobrindo um monte de coisas sobre o nosso jeito de fotografar e como foi bom ter vivido esse período”, destaca Junqueira. 



A ideia da dupla é reunir as imagens mais expressivas da época em livro e exposição a tempo de celebrar os 50 anos de Brasília. Com o cuidado de guardar o material 100% inédito, eles criaram um blog (posnewfotografia. blogspot.com) para divulgar o projeto e compartilhar com amigos e anônimos algumas das fotos da época. “Sendo tão nova como cidade, Brasília deve se orgulhar de cada momento que viveu. E poucos momentos da cidade foram tão significativos como esse período. Fizemos nosso registro, um trabalho honesto e despretensioso. A cidade vai ficar orgulhosa de poder rever”, aposta El-Moor. “Estamos vendo que tínhamos um trabalho maior que imaginávamos. Muitas fotos que na época passaram batidas, na verdade são bastante interessantes”, comenta Junqueira. Segundo o fotógrafo, que atualmente mora em Natal, muitas das imagens que padeceram com a passagem do tempo, danificadas por fungos ou pela deterioração química, ficaram ainda mais fortes. 



Quase todas as fotografias são em preto e branco, opção estética e econômica da dupla. Eles mesmos revelavam e ampliavam as cópias, processo artesanal praticamente em extinção após a chegada dos equipamentos digitais. El-Moor destaca a “fome de experimentar” em todas as etapas do processo: para isso, valia utilizar filmes vencidos, luz de poste, de faróis de carro, tudo o que estava à mão. Junqueira e El-Moor ressaltam que o arquivo não contém apenas registros de shows e ensaios com bandas de rock. “Fotografávamos as bandas, as pessoas da própria turma, do teatro, a arquitetura da cidade. Acho que se eu fosse padeiro, fotografaria pães”, brinca Nicolau. “Foi um período muito rico na história de Brasília e do país. Uma fase de transição onde, apesar da ditadura ainda estar presente, parece que a liberdade que tínhamos era maior até que hoje”, compara Junqueira.

4 comentários:

  1. Não consegui abrir o link que diz ter acesso restrito. Aguardo um Ctrl C Ctrl V de vocês.
    abs

    ResponderExcluir
  2. amei o blog de vocês. amo a cena dos anos oitenta, principalmente a brasiliense, minha linda cidade. parabéns pela iniciativa. arrepiei em várias fotos! grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Caro Paulo, não sei como fazer para as pessoas terem o acesso. Acho que tem que ser assinante do Correio Braziliense. Vou ver se consigo alguma outra opção.

    ResponderExcluir
  4. Caro anonimo, não sei o que aconteceu com sua mensagem. Mandei publicar mas ela sumiu. Outra coisa, todos os direitos de imagem serão respeitados na publicação do livro. Esse blog não tem nenhum nada de comercial e sim jornalístico e histórico. Caso alguém não concorde com a divulgação de sua imagem, basta entrar em contato com a gente, que tiramos a imagem imediatamente. No blog tem os links para nossas páginas pessoais. Fique a vontade para falar com um de nós. Abraço.

    ResponderExcluir